Reforma de um X-12 TR 1983

Reforma de um Gurgel X-12 TR 1983

1ª Parte: Antes



Antes a pintura tava bem acabada, muitas rachaduras no teto , muitas partes descascando e outras queimadas....enfim, um maracujá.

2ª Parte: Motor


O motor era outro que não estava em boas condições, tudo muito carbonizado...passou um bom tempo na retífica.

3ª Parte: Fibra de Vidro
Portas:


As portas certamente eram as partes que precisavam de mais reparos de fibra no carro, muito ferrugem e muitos empenos, elas não fechavam direito, o vidro do passageiro não subia e elas faziam muito barulho , batiam muito.
A maioria dos suportes metalicos foram trocados e corrigidas as imperfeições do lado de fora, causadas pelo estufamento das barras de ferro, devido à ferrugem. Foram todas alinhadas e corrigidas as calhas do vidro, bem como a fixação das fechaduras.

Mala:


A mala estava bem danificada, as barras que suportavam o tanque de gasolina estavam bem danificadas e quase não existia fixação do tanque. a frente da mala simplesmente arriou devido a falta de uma barra que existia e que caiu de ferrugem, fazendo assim com que toda a frente do carro ficasse meio que caída pro lado direito.
As barras internas foram todas substituídas, bem como alguns pedaços de fibra, foram feitos suportes e fixadores pro tanque, bem como para o macaco e as outras peças.

Capota:



A Capota não estava com nenhum defeito de fibra, apenas não queria sair, a maioria dos 25 parafusos que a seguram estavam enferrujados, alguns só sairam cortando...

Exterior:


A Parte exterior tinha apenas algumas rachaduras bem localizadas, foram feitas algumas correções na saia, debaixo da porta e alinhamento da porta do estepe e do motor.

Em Baixo do Carro:


O papo do carro tinha alguns pontos de ferrugem, mas não muitos, algumas lungarinas substituidas e pronto!


O serviço de fibra foi feito pelo Carlos Pordeus e durou duas semanas, saindo daqui já pra oficina de pintura.



No meio dessas duas semanas, com a grande ajuda do Aurélio Rosatelli, conseguimos localizar a fica de fabricação do nosso Gurgel, Uma raridade e um primor de documento. A Certidão de Nascimento do carro!
Nela consegui muitas informações sobre os acessórios originais do carro, bem como a escolha da cor original: Branco.

4º Parte: Pintura
Acertando os detalhes:


No outro dia ele já estava na oficina da pintura, o que aparece na foto de boné vermelho é o Edinho Carioca, o responsável pela pintura do carro.

Preparando a Base:


Nessa última foto dá pra perceber quantas camadas de tinta existiam no carro:
Base + Tinta Branca + Base + Tinta Amarela + Base + Tinta Branca + Banho de Branco
Por isso que a pintura rachou todinha, tinha muita tinta velha, foi tudo tirado e deixado na fibra.

Até agora só lixa e desmontagem do carro

E muita massa plástica...pense.

A base PU já pronta, tivemos de trocar o suporte da porta do estepe, que tava com muito ferrugem.Alem diso fizemos uma melhoria nas dobradiças da porta e do capô, os parafusos ficavam aparentes, permitindo que qualquer um com uma chave estrela retirasse as portas e o capô. Agora as dobradiças são lisas e a fixação é feita por dentro, com porcas, assim ficou bem mais seguro o carro. Seguindo o tipo das dobradicas, a grade frontal também perdeu os parafusos aparentes, ficaram todos por dentro.

Tinta: Branco


A cor escolhida, tendo em vista a cor original é branco, só que o branco polar tem cara de sujo e é meio amarelado, por isso optamos pelo branco da Fiat (foi por esse nome de "Branco da Fiat" que conseguimos a tinta).

Tinta Preto


Pintura de preto e interior já prontos, ainda faltam as faixas laterais e alguns retoques no branco

Dia de voltar pra casa:


Finalmente, depois de mais de dois meses no Edinho ele está de volta pra casa, já pronto e com as faixas, faltando só os vidros. Pense no sacrificio que foi chegar em casa sem o vidro da frente...

5ª Parte: Resultado


Ta Lindo!, pensou que acabou? ainda falta a reforma da parte de dentro, trocar os bancos e o teto... em breve as fotos

Reforma feita em Maceió - Alagoas

Fonte: Acervo pessoal de Pedro Vitor
pedro3075@ig.com.br

Modified by Blogger Tutorial