Reforma de um X-12 TR 1983

Reforma de um Gurgel X-12 TR 1983

1ª Parte: Antes



Antes a pintura tava bem acabada, muitas rachaduras no teto , muitas partes descascando e outras queimadas....enfim, um maracujá.

2ª Parte: Motor


O motor era outro que não estava em boas condições, tudo muito carbonizado...passou um bom tempo na retífica.

3ª Parte: Fibra de Vidro
Portas:


As portas certamente eram as partes que precisavam de mais reparos de fibra no carro, muito ferrugem e muitos empenos, elas não fechavam direito, o vidro do passageiro não subia e elas faziam muito barulho , batiam muito.
A maioria dos suportes metalicos foram trocados e corrigidas as imperfeições do lado de fora, causadas pelo estufamento das barras de ferro, devido à ferrugem. Foram todas alinhadas e corrigidas as calhas do vidro, bem como a fixação das fechaduras.

Mala:


A mala estava bem danificada, as barras que suportavam o tanque de gasolina estavam bem danificadas e quase não existia fixação do tanque. a frente da mala simplesmente arriou devido a falta de uma barra que existia e que caiu de ferrugem, fazendo assim com que toda a frente do carro ficasse meio que caída pro lado direito.
As barras internas foram todas substituídas, bem como alguns pedaços de fibra, foram feitos suportes e fixadores pro tanque, bem como para o macaco e as outras peças.

Capota:



A Capota não estava com nenhum defeito de fibra, apenas não queria sair, a maioria dos 25 parafusos que a seguram estavam enferrujados, alguns só sairam cortando...

Exterior:


A Parte exterior tinha apenas algumas rachaduras bem localizadas, foram feitas algumas correções na saia, debaixo da porta e alinhamento da porta do estepe e do motor.

Em Baixo do Carro:


O papo do carro tinha alguns pontos de ferrugem, mas não muitos, algumas lungarinas substituidas e pronto!


O serviço de fibra foi feito pelo Carlos Pordeus e durou duas semanas, saindo daqui já pra oficina de pintura.



No meio dessas duas semanas, com a grande ajuda do Aurélio Rosatelli, conseguimos localizar a fica de fabricação do nosso Gurgel, Uma raridade e um primor de documento. A Certidão de Nascimento do carro!
Nela consegui muitas informações sobre os acessórios originais do carro, bem como a escolha da cor original: Branco.

4º Parte: Pintura
Acertando os detalhes:


No outro dia ele já estava na oficina da pintura, o que aparece na foto de boné vermelho é o Edinho Carioca, o responsável pela pintura do carro.

Preparando a Base:


Nessa última foto dá pra perceber quantas camadas de tinta existiam no carro:
Base + Tinta Branca + Base + Tinta Amarela + Base + Tinta Branca + Banho de Branco
Por isso que a pintura rachou todinha, tinha muita tinta velha, foi tudo tirado e deixado na fibra.

Até agora só lixa e desmontagem do carro

E muita massa plástica...pense.

A base PU já pronta, tivemos de trocar o suporte da porta do estepe, que tava com muito ferrugem.Alem diso fizemos uma melhoria nas dobradiças da porta e do capô, os parafusos ficavam aparentes, permitindo que qualquer um com uma chave estrela retirasse as portas e o capô. Agora as dobradiças são lisas e a fixação é feita por dentro, com porcas, assim ficou bem mais seguro o carro. Seguindo o tipo das dobradicas, a grade frontal também perdeu os parafusos aparentes, ficaram todos por dentro.

Tinta: Branco


A cor escolhida, tendo em vista a cor original é branco, só que o branco polar tem cara de sujo e é meio amarelado, por isso optamos pelo branco da Fiat (foi por esse nome de "Branco da Fiat" que conseguimos a tinta).

Tinta Preto


Pintura de preto e interior já prontos, ainda faltam as faixas laterais e alguns retoques no branco

Dia de voltar pra casa:


Finalmente, depois de mais de dois meses no Edinho ele está de volta pra casa, já pronto e com as faixas, faltando só os vidros. Pense no sacrificio que foi chegar em casa sem o vidro da frente...

5ª Parte: Resultado


Ta Lindo!, pensou que acabou? ainda falta a reforma da parte de dentro, trocar os bancos e o teto... em breve as fotos

Reforma feita em Maceió - Alagoas

Fonte: Acervo pessoal de Pedro Vitor
pedro3075@ig.com.br

7 comentários:

elder disse...

simplesmente perfeito! meu pai tem um gurgel x12 ..ta muito acabado meu sonho é reformar ele completamente..deixar ele lindo que nem o seu!

Anônimo disse...

Meu nome é Edinho, sou da cidade de Santos-SP, também tenho um x 12 precisando de alguns reparos, espero um dia que ele fique bonito como o seu, parabéns.

Anônimo disse...

Amigo, é o Edinho novamente, gostaria de perguntar se possível quanto vc gastou na reforma do gurgel?
grato

Anônimo disse...

Da próxima, ao invés de restaurar, manda ele pro lixão!!

Saulo Yaite Yomoto disse...

rapaz que capricho tenho um desse 85 e sei como da trabalho para conserva-lo e cada dia fica mais raro conseguir profissionais competente para tal empreitada.meus parabens.
Saulo de
São Vicente/
São Paulo

Sonia Frei, clarinetista disse...

Ei, amigos

Minha nossa senhora! Que trabalho lindo! Amei muito mesmo. E vale a pena, o Gurgel merece do bom e do melhor!

Sonia Frei, clarinetista

Anônimo disse...

SHOW!

Modified by Blogger Tutorial